terça-feira, 17 de novembro de 2009

Carro de Boi





Carro de Boi

Carro de boi....uma cena de fazenda.....

uma paisagem que eu não consegui pintar

carro de boi ,que traz toda a encomenda

e nos fascina sem que se possa evitar

Vê-se um menino de calças curtas...

Chapéu imenso, e rosto fino, é o candeeiro!....

das mãos ,sobre os ombros esguios,a vara...

fisga de quando em quando, o boi...

...os bois que servem de guias,vão seguindo

dois a dois em dupla fila! sinto pena pelas cangas!!!.....

o carro que canta cantiga dolente

vai subindo a estrada sinuosamente

cheirando ,a pó, a mato ,ea bosta fresca de boi...

aí um trilho se projeta marcante

por onde o carro então passa....

não é carro! é mesa grossa ,de madeira tosca e poética

aquelas rodas bem grandes...rodas imensas de pau

É carro de boi..... onde as vezes eu vim



sentada entre solavancos... e a música desenrolada

num canto triste e dolente

...do velho carrro de boi......

cana verde ,cana madura,

de repente .... um cheiro de pinga

arde pela narina da gente...é cantar é canto triste...

é gente q vai passando, é gente q vem voltando

´carro que vai gemendo,por entre o canavial!!


                                   miracemajulho/90  -  Glória Vargas

2 comentários:

  1. Olá Gloria,
    Não sabia desse seu blog, prometo que passarei por aqui sempre que puder para me deliciar com seus textos...
    Lendo sua postagem sobre o carro de boi me lembrei de uma postagem antiga que fiz no meu fotolog (eu sempre mandava fotos pra lá, agora ta meio parado) e reli meu texto, quando puder vá la e de sua opinião...
    www.fotolog.net/puglia
    Bjo grande!!!

    ResponderExcluir
  2. Aluísio, de fato é um texto, em forma de poesia. Essa poesia é linda e maravilhosa lida. Mas, vc irá se emocionar e ficar deslumbrado, sair do chão, quando ouvi-la da voz da maior declamadora que já conheci na minha vida.Glória Maria da Consolação Freire Vargas de Oliveira... A Godóia, para os íntimos.

    ResponderExcluir